O que sua imagem diz sobre você?

Olá meninas, tudo bem com vocês?  Desde que me especializei em consultoria de imagem e estilo produzo conteúdos sobre o assunto.

Há pouco tempo criei o perfil Allecordeiro_tips no instagram para compartilhar dicas de como usar na prática respeitando o seu estilo pessoal, lifestyle, beleza, reflexões e muito mais….

O AlleCordeiro_tips é uma forma de estar mais próxima de vocês, por isso a partir de hoje esse canal fará parte também do blog.

Para estrear essa categoria por aqui vou fazer uma pergunta para refletirmos: O que a nossa imagem diz a nosso respeito?

Existem vários estudos científicos sobre comunicação não verbal. Algumas teorias apontam que o nosso cérebro interpreta 55% do que ele vê, 38% da comunicação verbal e apenas 7% do que ouvimos para formar a primeira imagem de uma pessoa. Ou seja, nós somos muito visuais e a nossa imagem comunica o tempo todo.

Esse processo de formação e definição da imagem de uma pessoa quando a vemos dura em torno de 30 segundos, isso porque o nosso cérebro trabalha com modelos que mudam conforme o repertório de cada um.

Para entender melhor como isso funciona, vejamos como reagimos diante de situações corriqueiras no dia a dia.

Imagine que você veja uma pessoa desconhecida com uma camiseta estampada com uma pomba branca, qual a imagem você formaria desta pessoa?

Muitas pessoas associam a pomba branca à paz por conta da passagem bíblica em que ela é solta por Nóe para verificar se as águas haviam baixado, tendo a ave retornado com um ramo de oliveira no bico, simbolicamente esse acontecimento representa a paz entre Deus e os homens.

pomba branca

Da mesma forma, quando vemos uma mulher usando um vestido vermelho, a primeira imagem que formamos dela remete à sensualidade, à feminilidade.

vestido vermelho_1

E o que pensamos quando vemos um pessoa usando óculo? É intelectual, sério ou nerd, concordam?

oculos_1

Com esses exemplos podemos perceber como o nosso cérebro resgata esses modelos para forma a imagem de uma pessoa. Então, quando olhamos para alguém pela primeira vez o nosso cérebro compila cada item percebido, óculos, sapatos, brincos, colares, saia, calça, blusa e em 30 segundos interpreta e tira conclusões se a pessoa é séria, alegre, romântica, moderna ou despojada.

Por isso a imagem é tão importante. Por exemplo, em uma entrevista de emprego você pode ser eliminada devido à incompatibilidade de sua imagem com o cargo pretendido (dress code). É preciso alinhar a sua essência com a sua imagem pessoal, a fim de evitar a transmissão de uma imagem errada sobre você. Lembram-se do filme “O diabo veste Prada”? Na entrevista para uma vaga de emprego a personagem Miranda Priestly (interpretada pela atriz Meryl Streep), num primeiro momento, ignora a qualificação profissional da personagem Andy Sachs (interpretada pela atriz Anne Hathaway) por que a candidata se apresenta de forma inadequada para a vaga pretendida, no caso uma editora de moda. Se você ainda não viu, vale a pena ver esse trecho filme.

Qual a mensagem você transmite pra as outras pessoas? Já aconteceu de alguém fazer um comentário sobre a sua imagem e você ter se sentido mal porque não era a imagem que desejava transmitir?

Com esse post podemos refletir sobre essas questões e principalmente olharmos para dentro de nós a fim de nos conhecermos melhor. Vivemos em sociedade e esses modelos e interpretações sempre existirão. Mas esteja ciente de que o autoconhecimento (vimos isso muito no guia de estilos) pode reverter essa situação a seu favor. Quando mais você se conhece, mais você se permite, mais fiel à sua essência é a imagem que você transmite.

Ao olharmos para dentro temos o controle sobre o nosso corpo, as nossas habilidades, a nossa essência. A pessoa mais importante com quem você se relaciona é você mesma. Se você está bem consigo mesma, a relação com as outras pessoas flui naturalmente. Identificar nossas limitações é o primeiro passo para o aprimoramento, especialmente se essa limitação te impede de chegar a um objetivo.

Para finalizar a nossa análise, vejamos como as personalidades utilizam a imagem em situações delicadas e que exigem uma mensagem específica.

A primeira imagem é do ex-presidente dos EUA, Barack Obama, no pronunciamento sobre o furacão Irene, ocorrido em 2011 e na segunda foto o também ex-presidente George W. Bush no pronunciamento sobre o furacão Katrina, em 2006. Nos dois casos eles estão vestidos com trajes informais, com as mangas da camisa social dobradas. E qual a mensagem eles desejavam passar nessas duas situações trágicas para o povo americano? Ao abrir mão da imagem formal de um Presidente, de terno e gravata impecáveis, é uma forma de se despir do cargo de autoridade e de se aproximar da população. Então a mensagem transmitida é: eu estou aqui, trabalhando com vocês, podem contar comigo.

mensagem atraves da imagem

Outro exemplo bacana é o da princesa Kate Middleton. Ela repetiu um vestido e usou uma bijuteria de $ 35.00 dólares na estréia do filme de Mandela, em 2013. Nesta época a Europa estava no ápice de uma crise financeira. A primeira mensagem que ela quis passar é, se eu repito um vestido e uso uma bijuteria de $ 35.00 dólares, sou como vocês! A segunda mensagem é: eu me importo com vocês. Podemos ainda dizer que o traje da princesa representou uma crítica ao consumismo, especialmente pelo momento de crise financeira. A Kate não precisou se pronunciar, apenas atos simbólicos, através do vestido repetido e da bijuteria ela transmitiu a mensagem desejada sem dizer uma palavra.

kate middleton

Profundo isso né, meninas! Com essas questões que levanto como consultora de imagem e estilo, tenho o objetivo de provocar reflexões e, sobretudo, demonstrar a importância do autoconhecimento. Afinal, as roupas, os acessórios ou as maquiagens que você usa representam o que você é ou você está sendo conduzida por uma avalanche de propagandas que incentivam o consumo a qualquer custo? Essa é uma questão de respeito a si mesma.

Respeitamos o seu estilo e somos defensores do consumo consciente!

Acesse nosso site e confira acessórios feito à mão e de altíssima qualidade: AQUI

Abraços e até o próximo post,

Alessandra Cordeiro

Consultora de Estilo e  Imagem Pessoal 
📩  contato@allecordeiro.com
📱 @alleCordeiroacessorios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: