Conheça o ciclo de vida da moda e faça melhores escolhas

olá lindas do meu core, tudo bem com vocês? Hoje vou contar para vocês o ciclo de vida da moda, o que acontece nos bastidores fashion para que vocês invistam melhor ao comprar uma peça que pode ser efêmera e o custo benefício talvez não compense. Sempre defendo a importância de conhecer tanto nosso estilo, nossa personalidade para fazer melhores escolhas na hora de comprar. As vezes o “barato” pode sair caro, não é mesmo?

Antes de falar do ciclo da moda vou trazer alguns conceitos importantes.

A moda envolve a arte, a história, a sociologia, o costume e o modo de vida naquele momento de uma população.

Qual a diferença de tendência e moda? Tendência como o próprio nome sugere é tender para. É uma aposta do que vai acontecer e que se tiver aderência transforma em moda.

Já ouviram a expressão “essa tendência não pegou”? Significa que a aposta apontada em estudos não teve aceitação em massa da população o suficiente para emplacar e virar moda.

O modismo é algo que não foi planejado e surgiu entre os ciclos da moda e tem uma forte aderência na população em curto prazo e na mesma velocidade são encerrados. Normalmente o ciclo de vida do modismo são 6 meses. É interessante ressaltar aqui uma armadilha: comprar um produto que vai ficar obsoleto rapidamente. Fique ligada nas dicas que vou passar e invista bem o seu dinheiro!

A moda clássica conhecida como modelagens, tecidos atemporais tem o clico de vida longo e estável e a qualidade é melhor porque as peças não são feitas em grande escala. Por isso que você já deve ter ouvido uma consultora de imagem falando: “tenham algumas peças atemporais, clássicas no seu guarda-roupa”. O que queremos dizer com isso? As peças atemporais não saem de moda, acontecem algumas releituras, modificações mas sempre serão clássicas. Investir em bons produtos aqui é vantajoso porque o toque de modernidade no look pode ser dado a partir das macro tendências.

people-2594683_960_720

O ciclo da moda tem algumas fases e como tudo tem inicio, meio e fim.

exposição produtos merchandising moda ciclo de vida 2

Vamos esmiuçar as fases desse ciclo…

Fase I:

Pesquisa de tendência: são realizadas normalmente três anos antes por grandes empresas especializadas. Nossa, mas por que esse tempo todo de antecedência? As macro tendências, que são as modas que duram por mais tempo, devem ser estudadas e planejadas porque é necessário tempo suficiente para produção dos fios, o maquinário tem que estar preparado para a quantidade dos pedidos, publicidade e por aí vai…

1965598_952995461378267_8649247099943979754_o

Fase II:

Fabricação dos produtos: cerca de dois anos depois, as pesquisas realizadas  são apresentadas para os estilistas e grandes empresas preparem a confecção dos tecidos para a próxima fase.

cloth-1237813_960_720.jpg

Fase III:

Tendência de criação: nesta fase são apresentadas as propostas de criação para os estilistas e especialistas para criação da coleção.

trabalhador-elegante-de-designer-de-moda-como-esboco-de- (1)

Fase IV:

Criação: 1 ano antes da tendência e consiste em:  pesquisa de moda ➡️ planejamento da coleção ➡️ criação ➡️ ficha técnica ➡️ modelagem ➡️ compra de materiais ➡️ aprovação da peça piloto ➡️ ajustes ➡️aprovação final da coleção.

DSC_0070

Fase V:

Desfiles: As marcas apresentam suas propostas para a estação no mínimo 6 meses antes.

catwalk-1840941_960_720

Fase VI:

Produção: Nesta fase acontece corte ➡️ facção ➡️ embalagem.

sewing-1060759_960_720

Fase VII:

Vendas: compra por atacadistas ou varejistas primeiramente em feiras ou eventos renomados como Minas Trend, SPFW…

Exposicao-moda-Masp

Fase VIII:

Público: Finalmente chegamos no consumidor final, que somos nós! E como são apresentadas essas tendências pra nós?  Vamos entender a sequência desse processo..

Tudo surge na passarela ➡️ é divulgado em revistas e sites especializados ➡️ o estilo começa aparecer frequentemente em blogs e sites de moda ➡️ as marcas fast fashion começam a produzir determinada tendência ➡️ essa tendência ganha maior proporção e mais pessoas começam a aderir ➡️ são feitas versões cada vez mais baratas ➡️ a tendência atinge maior alcance através da televisão, influenciadoras digitais e revistas especializadas ➡️ empresas populares adotam e por isso atinge um número maior de pessoas e é nesse momento que a peça perde qualidade em função do preço ➡️ os consumidores iniciais que aderiram no inicio perdem o interesse ➡️ a tendência cai em desuso e começam as liquidações do produtos ➡️ fim da tendência ➡️ o clico se repete  para a nova tendência.

people-2557483_960_720

Legal, né meninas? Entender como funciona o processo é importante para sabermos o que rola nos bastidores e como podemos investir bem nosso tempo, imagem e dinheiro.

E esse tema não acaba aqui. Vou escrever outro post para falar especificamente sobre o trabalho de curadoria que faço na AlleCordeiro Acessórios. Na ocasião falarei também do sistema da moda.

Abraços e até o próximo post,

😘😘😘😘😘,

Alessandra Cordeiro

Consultora de Estilo e  Imagem Pessoal 
📩  contato@allecordeiro.com
📱 @alleCordeiroacessórios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: