Saiba tudo sobre o visagismo

Continuando a série de posts sobre imagem e estilo onde já abordei sobre estilos, tipos físicos, cores, perfumes. Nesta nova série vou compartilhar com vocês tudo relacionado ao visagismo, desde a definição, o conhecimento dos temperamentos e a relação com o formato de rosto, tipos de acessórios para cada formato de rosto e as características físicas.

Neste post em especial iniciarei com a definição de visagismo. Afinal o que é visagismo e como através desse conhecimento pode mudar sua imagem de forma congruente a sua personalidade?

o que é visagismo_foto 1

 Entendendo o visagismo:

O termo visagismo surgiu no final dos anos 30 e é uma palavra derivada de termo visage que em francês significa rosto. A palavra Visagisme: foi criada por Fernand Aubry e traduzida para o português como “Visagismo”. O conceito oferece meios para trabalhar com a imagem pessoal de forma personalizada, valorizando as próprias características, seguindo o principio que o individuo tem sua própria beleza. O visagismo não visa à massificação da beleza, com a criação de um único padrão estético que todos teriam que seguir. Ao contrário. Trabalha com uma imagem planejada que reflita o interior da pessoa, exatamente como a Consultoria de Imagem.

o que é visagismo_foto 11.jpg

Existe muita confusão em relação a definição de visagismo mas basicamente está relacionado a arte que tem duas fases. A primeira fase é ajudar cada pessoa descobrir o que ela quer expressar através da sua imagem e a segunda fase é transformar essa intenção numa imagem adequada para harmonia estética.

Portanto a primeira fase é baseada na ideia de que a imagem é sua identidade visual. É importante dizer que não basta ter uma imagem bonita, cada pessoa deve ter uma imagem que esteja em sintonia com a sua identidade, sua personalidade.

Na segunda fase do trabalho do visagista é transformar essa intenção que depende do conhecimento da linguagem visual , as linhas, o temperamento, as formas e as cores expressam para poder traduzir uma intenção abstrata.

Vou exemplificar:

Uma mulher entra no salão de beleza e diz:  sou Gerente de Marketing, preciso mostrar que sou uma pessoa criativa mas também sou líder de uma equipe e com essa função demonstrar liderança sem perder minha feminilidade. Como fazer isso?

O especialista em visagismo tem que ter todas as informações e criar, assim como na Consultoria de Imagem e estilo. É um processo de investigação de todas as características de cada pessoa.  Não existem formulas prontas para o visagismo e  não adianta procurar referências de um corte ou cor de cabelo. Cada pessoa é única.

o que é visagismo_foto 2

Quando passamos por um processo de mudança temos em nossa mente uma referencia de “ideal”, daquilo que vai ficar bem nós também. É muito comum isso acontecer mesmo na consultoria de imagem e quem nunca fez isso?  Na verdade você não quer aquele corte, cor de cabelo ou aquela sobrancelha,  Você quer aquilo que a pessoa está expressando com aquela imagem. Pare e analise se não tem um fundo de verdade?

É um equivoco porque talvez aquela imagem “referência” não condiz com a imagem que você deseja expressar.

o que é visagismo_foto 3

Aquele ícone que tanto admira, que você gosta do corte de cabelo ou você admira o dinamismo, a criatividade, a espontaneidade? É o comportamento ou a estética? Ou os dois? A Gisele Bündchen é conhecida por sua beleza estonteante, seus traços, cabelos, corpo são perfeitos não acham? Mas veja bem a Gisele em diversas entrevistas fala sobre suas dificuldades  que enfrentou na carreira de modelo devido alguns “defeitos” como o tamanho do nariz. Mas isso não a impediu de ser a top model mais bem paga do mundo e por se tornar referência de “padrão de beleza”. Sabe por quê? A Gisele demostrava confiança, autoestima, desenvoltura, carisma. O caminhar pela passarela era diferente de tudo que todos tinham visto. É exatamente os traços de personalidade na Gisele Bündchen que encantam nós mulheres. E não existe profissional do mundo que vai nos deixar com o cabelo igual, o olhar igual, a boca igual  da Gisele Bündchen! E se alguém prometer isso, duvide!

Nesta série Guia Visagismo, vou ajudar a você se conhecer melhor, buscar dentro de você a cada post, suas qualidades, sua personalidade, seu estilo de vida, para que aí sim você busque um profissional para realizar essa mudança. Dessa forma você poderá expressar para o mundo a mensagem correta que deseja passar.

gisele bündchen_foto 4

O diferencial de um profissional especialista em visagismo está justamente ai. Identificar as características, as linhas, formas, cores, temperamentos e traça individualmente a  imagem adequada para cada pessoa.

o que é visagismo_foto 5.jpg

Sempre falo em meus posts que sou completamente contra modismos. O que fica bom para fulana e  na beltrana talvez não fique bom para você. Tratar um procedimento estético e embelezamento de forma coletiva não é sustentável. Somos únicas. Não existem no mundo uma pessoa exatamente com as nossas características e ai está o X da questão. Respeitar nossa individualidade e buscar aquilo que vai funcionar para cada uma de nós.

Vire e mexe surge modinhas como por exemplo a bichectomia, o corte ou cor de cabelo X ou Y, a micropigmentação de sobrancelhas , alongamento de cílios e por ai vai…. Mas será que esses procedimentos estarão congruentes com o que você quer expressar conforme sua imagem?  Não sou contra nenhum procedimento, muito pelo contrário, se vai fazer bem para autoestima serei a primeira a apoiar. O que sou contra são os modismos que a pessoa faz porque todo mundo está fazendo e depois arrepende, conheço inúmeros casos assim.

E é por isso que procurar profissionais capacitados e comprometidos para realizar um trabalho bem feito, faz toda a diferença. Quando você fizer qualquer mudança você deve enxergar a sua imagem e o que ela vai expressar para o mundo.

Resumidamente o visagismo nada mais é que o estudo que promove a personalização da imagem de forma mais harmônica, relacionando a estrutura física, o biótipo, profissão, idade, com objetivo de valorizar o estilo e a personalidade de cada pessoa. Para o visagismo é importante estar alinhado o bem estar e aparência.

Por meio de estruturas geométricas é possível explicar as diferentes formas de rostos e, a partir disso, identificar quais modificações serão necessárias para criar uma imagem que ressalte as qualidades e a personalidade de cada um.

Com base neste conceito de visagismo, é possível traçar uma imagem pessoal.

Entendido o visagismo e sabendo trabalhar com as ferramentas adequadas, como design de sobrancelhas, maquiagem, corte de cabelo e penteado, é possível criar novos padrões de imagem, modificando os padrões existentes e realçando somente os traços que tornam o conjunto harmonioso, tendo em vista o que a pessoa deseja transmitir com sua imagem.

Agora que você já sabe o que é visagismo nos próximos posts vou compartilhar com vocês os temperamentos, os formatos de rosto e a relação com o temperamento, os brincos e óculos adequados para cada rosto e como identificar sozinha o seu formato de rosto.

Gostaram? Curtam, compartilhem com as suas amigas! Deixem aqui nos comentários a experiências de vocês! Vistem nosso e-commerce de bijuterias finas: www.allecordeiro.com

Leiam também!

Definição e autoconhecimento Consultoria de Imagem

Guia completo de estilo pessoal

Guia completo Tipos físicos

Guia de perfumes

Guia completo significado e mensagem das cores

Guia de moda e tendências

Guia de dicas de acessórios

Autoconhecimento e reflexões

Moda e Tendência

Abraços  e até o próximo post,

😘😘😘😘😘,

Alessandra Cordeiro

Consultora de Estilo e Imagem Pessoal 
📩  contato@allecordeiro.com

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: