O que é  temperamento e qual a relação com o visagismo

O temperamento é uma combinação de características que carregamos e é o principal responsável por tornar uma pessoa extrovertida ou introvertida. Perfeccionista, detalhista ou desorganizada. Ele exerce grande influência em todos nós e assim como a cor dos nossos olhos, irá nos acompanhar por toda nossa experiência de vida.

O temperamento nos influencia nos hábitos mais básicos, como o sono, as preferências alimentares e o modo como nos relacionamos. Essas características podem e devem ser controladas mesmo que para isso temos que passar uma vida inteira tentando domar o temperamento.

Continuando a série de posts sobre visagismo, compartilhei com vocês a definição de visagismo e tudo relacionado a essa especialidade que trabalha em parceria com o profissional de consultoria de imagem e estilo.

Neste post aprofundarei as características comportamentais e a relação dos temperamentos , a personalidade e as cores.

1_o que é temporamento.jpg

 O que é  temperamento e qual a relação com o visagismo?

A palavra temperamento vem do latim Temperare e significa equilíbrio.

O temperamento é um aspecto da personalidade que diz respeito as disposições e as reações emocionais. Ele é responsável por apontar as particularidades do comportamento humano. É um conjunto de tendências que tem relação com a forma de ver, de enxergar o mundo, interesses, as habilidades e os valores mais evidentes de uma pessoa.

A teoria do temperamento surgiu por volta do ano 400 a.c e foi criado por  Hipócrates, o pai da medicina.  Desde então o temperamento tem sido objeto e  estudos de neurocientistas, filósofos, psicólogos e também aplicado até na consultoria de imagem, através do visagismo.

O filosofo grego Hipócrates, apresentou sua teoria Empédocles, quatro tipos de temperamentos : o colério, o sanguíneo, o melancólico e o fleumático. Por ser um assunto denso e extenso vou compartilhar as particularidades de cada temperamento. Os elementos são identificados como água (úmida), fogo (quente)  e terra (ar seco). passam a caminhar juntos segundo estudos de Empédocles.

As pessoas de uma maneira geral apresenta todas as características de todas as categorias porém apenas uma delas será predominante. Além disso, cada fisionomia exterioriza seus sentimentos pelos traços e elementos correspondente a cada forma geométrica.

Qual a relação da personalidade com as cores?

Além dessa relação com o rosto, o temperamento de uma determinada personalidade pode ser combinado com uma cor. A relação entre as cores e a personalidade pode ser aplicada em diversos segmentos da beleza, como na cor do cabelo, do esmalte, da maquiagem, das roupas.

3_temporamento e a relação com as cores

Ao brincarmos com as cores, não precisamos necessariamente utilizar aquelas que correspondem à nossa personalidade em todas as situações.

O nosso dia a dia está repleto de exemplos sobre isso. É o caso de pessoas com personalidade brincalhona, extrovertida, caracterizadas por um temperamento sanguíneo. Uma pessoa assim não pode mostrar essas qualidades em todos os ambientes que frequenta como, por exemplo, o seu local de trabalho onde deve predominar característica de outros temperamentos, como o melancólico, que é organizado, ou o fleumático, com sua diplomática postura.

Assim as cores podem ajudar as pessoas a transmitirem outra impressão de personalidade que não seja a predominante mas que pode favorecer a relação com o próximo em um determinado ambiente.

Vale lembrar que traçar a personalidade e o temperamento de cada pessoa não basta somente ter informação sobre fisionomia e os elementos que representam as formas geométricas. É preciso conhecer o cotidiano, as ações, os hábitos e o ritmo de vida para que assim a analise seja mais completa e verdadeira.

Agora que você já sabe o que é temperamento e a relação com as cores, no próximosposts vou compartilhar com vocês sobre o temperamento sanguíneo.

Gostaram? Curtam, compartilhem com as suas amigas! Deixem aqui nos comentários a experiências de vocês! Vistem nosso e-commerce de bijuterias finas: www.allecordeiro.com.

Leiam também!

Definição e autoconhecimento Consultoria de Imagem

Guia completo de estilo pessoal

Guia completo Tipos físicos

Guia de perfumes

Guia completo significado e mensagem das cores

Guia de moda e tendências

Guia de dicas de acessórios

Autoconhecimento e reflexões

Moda e Tendência

Abraços  e até o próximo post,

😘😘😘😘😘,

Alessandra Cordeiro

Consultora de Estilo e Imagem Pessoal 
📩  contato@allecordeiro.com

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: