O que é Prêt-à-porter e qual a diferença da Alta Costura?

Uma dúvida muito comum do mundo fashion é diferenciar Alta Costura do O Prêt-à-porter. Parece óbvio mas existe um abismo entre o conceito das duas modalidades da moda.  Quem nunca ouviu que o estilista X da “alta costura” do Brasil mostrou a nova coleção no desfile e foi um sucesso? Certo? Errado! Existe estilista da alta costura no Brasil? Neste post vou apresentar para vocês o conceito de O Prêt-à-porter e a diferença da Alta Costura. Vamos lá?

O Prêt-à-porter  é um dos 5 sistemas da moda. Existe uma polêmica em relação a estilistas que produzem suas coleções no conceito Prêt-à-porter e o seleto grupo que faz parte da Alta Costura. Mas afinal o que é Prêt-à-porter e qual a diferença da Alta Costura?

A palavra  Prêt-à-porter  vem do  francês ou Ready to wear em inglês que  significa pronto para vestir. Esse é um termo bem comum de você ouvir ou ler em francês ou inglês e raramente em português.

O estilista francês J.C. Weil, em 1949, após a segunda guerra mundial criou a expressão Prêt-à-porter. Com a popularização da moda, as confecções ampliaram suas produções e cresceu diante e a decadência da Alta Costura naquela época.

O Prêt-à-porter nada mais é peças que  são vendidas em grandes escalas como foi dito no post anterior referente a Alta costura. Os desfiles Prêt-à-porter permitem que os grandes estilistas comercializem suas coleções, atingindo assim um número maior de pessoas.

O que é Prêt-à-porter e qual a diferença da Alta Costura?

Qual a diferença entre Prêt-à-porter  e a Alta costura? 

A Alta Costura é feito sob medida, peças exclusivas e para a marca ter a chancela da Federação Francesa precisa seguir vários critérios, além disso as peças dos desfiles não poderiam ser vendidas, no Prêt-à-porter, o estilista pode produzir suas coleções em quantidades maiores.

O que é Prêt-à-porter e qual a diferença da Alta Costura?

A padronização da grade dos tamanhos das roupas veio com o Prêt-à-porter, o que  não existia naquela época e desta forma ficou mais fácil e barato produzir peças que até então só eram produzidas sob medida e no corpo da cliente.

O que é Prêt-à-porter e qual a diferença da Alta Costura?
Tabela padrão medidas das roupas

Com a roupa industrializada aconteceu uma queda na alta costura até então venerada. Alguns estilistas e suas marcas ajudaram a popularizar o Prêt-à-porter, como por exemplo, o Yves Saint Laurent que exibiu uma coleção completa em Prêt-à-porter.

O que é Prêt-à-porter e qual a diferença da Alta Costura
o Yves Saint Laurent que exibiu uma coleção completa em Prêt-à-porter.

Com o surgimento do prêt-à-porter, os lançamentos da Alta Costura, que até em então era novidade e chegava a uma parcela pequena de consumidores, surgiram várias copias ao redor do mundo e as coleções prêt-à-porter passaram a ditar as tendências. Virou um movimento simbólico, atraindo a classe alta da sociedade poderiam ter em pouco tempo, peças diferenciadas, com qualidade  e assinada por grandes estilistas ao redor do mundo.

O que é Prêt-à-porter e qual a diferença da Alta Costura
Desfile Dior outono inverno 2018/2019 – Pret a porter

O prêt-à-porter é o intermediário entre a Alta Costura e o Fast Fashion. O estilista prêt-à-porter não precisa ter a chancela da Câmara Sindical da Alta Costura, mas se tiver, sua marca é ainda mais valorizada Por ser prêt-à-porter a qualidade, a padronagem, o design das peças é superior em relação ao Fast Fashion por isso justifica o preço mais alto.

Atualmente os desfiles que acontecem nas passarelas internacionais e nacionais são de grandes nomes da moda, não só os estilistas da Alta Costura. A marca prêt-à-porte  reproduzem suas coleções em grande escala e o consumidor podem comprar sem esperar muito tempo afinal basta entrar na loja, escolher seu tamanho e levar para casa.

Conheça quem são os principais estilistas prêt-à-porter internacionais…

  1. Dolce e Gabbana;
  2. Giorgio Armani;
  3. Marc Jacobs;
  4. Louis Vuitton;
  5. Frida Giannini;
  6. Gucci .

FonteWikipedia 

Conheça quem  são os principais estilistas prêt-à-porter  brasileiros..

  1. Alexandre Herchcovitch;
  2. Patricia Bonaldi;
  3. Reinaldo Lourenço;
  4. Gloria Coelho

FonteWikipedia 

Conclusão:

Agora ficou mais claro! Podemos concluir que não existe alta costura no Brasil e em nenhum lugar do mundo a não ser na França. Os estilistas de grifes famosas do Brasil podem ser considerados da alta costura? Pode, mas desde que ele tenha a chancela da Câmara Sindical da Alta Costura da França.

Gostaram? Curtam, comentem, compartilhem com as suas amigas! No próximo post compartilharei tudo sobre Fast Fashion, fiquem ligadinhas! Conheça nossos acessórios em nossa loja online: AlleCordeiro Acessórios

Abraços  e até o próximo post,

😘😘😘😘😘,

Alessandra Cordeiro

Consultora de Estilo e Imagem Pessoal 
📩  contato@allecordeiro.com

Um comentário em “O que é Prêt-à-porter e qual a diferença da Alta Costura?

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: