Como usar o vestido preto básico para 5 ocasiões diferentes

Na correria do nosso dia a dia a primeira coisa que nós temos que ter em mente são peças que vão facilitar nossa vida. Geralmente são peças únicas como vestido preto básico porque ele assume de uma forma ou de outra um certo protagonismo. O legal disso é que o vestido preto básico podem transitar por diversas situações e permitir diversos moods.  Portando neste post vou compartilhar com vocês como usar o vestido preto básico para 5 ocasiões diferentes.

Mas você conhece a história dessa peça tão festejada hoje em dia? Você vai se surpreender!

Vamos direto ao túnel do tempo… Até o início do século XX, o vestido preto era uma peça usada basicamente pelas senhoras no período de luto.

As coisas começaram a mudar quando em 1926 a revista Vogue publicou pela primeira vez uma ilustração da estilista francesa Chanel para o que hoje chamamos de vestido pretinho básico.

Vestido preto  da estilista Coco Chanel que saiu na revista vogue em 1926
Vestido preto da estilista Coco Chanel, revista Vogue de 1926

E agora vem a parte dessa história que mais me fascinou. Já no contexto da 1ª Guerra Mundial, devido à falta de mão de obra, as mulheres começaram a ocupar espaço dos no mercado de trabalho deixado pelos homens que foram para a guerra. Com a quebra da bolsa de Nova York em 1929, conhecida como a Grande Depressão, essa tendência acentuou-se e o vestido preto foi a peça que melhor se encaixou. O momento de crise econômica inibia a ostentação e a mulher necessitava de uma peça formal, que vestisse bem e de baixo custo.

Adivinhem que peça foi essa? Isso mesmo, o vestido preto.

Com o fim da 2ª Guerra Mundial, o vestido preto sofreu uma importante releitura: de uniforme que foi passou a ser o clássico indispensável até hoje para a mulher moderna. Essa mudança foi provocada em grande parte pelo estilista francês Christian Dior, que apresentou em 1947 um novo conceito de roupas que valorizavam as curvas e a sensualidade femininas.

Vestido preto apresentado por  Christian Dio em 1947 que valorizavam as curvas femininas
Vestido preto apresentado por Christian Dio em 1947 que valorizavam as curvas femininas

Depois dessa viagem ao passado, vamos aterrissar novamente no presente.

O vestido preto básico pode ser usado em qualquer ocasião. Durante o dia, à noite, na balada… O mesmo vestido pode proporcionar uma infinidade de looks maravilhosos, sem que fiquemos com aquela sensação de que estamos usando a mesma roupa. Basta mudar uma composição de acessórios ou a maquiagem e você verá que o look ficou totalmente repaginado.

1 – Como usar vestido preto para ambientes informais?

A combinação com vestido preto com a jaqueta jeans confere um visual jovial e despojado. Perfeito para ocasiões informais.

Como usar vestido preto básico com jaqueta jeans.
Vestido preto básico com jeans – Pinterest

2 – Como usar vestido preto para um visual elegante e moderno?

A jaqueta de couro proporciona um visual moderno e refinado que  é uma característica forte da mulher com estilo exuberante ou dramático. No guia de estilos detalho mais sobre o assunto: Estilo exuberante ou dramático.

A jaqueta de couro é uma peça elegante e moderna. É um item que vale o investimento, podendo ser o couro legitimo ou couro fake desde que seja de qualidade. O combo vestido preto com a jaqueta de couro é aposta certeira para um visual refinado e impactante. A especialista em moda Gloria Kalil ressalta:

“Jaqueta de couro é um investimento, porque você vai usar durante muitos anos. Ela nunca sai de moda, sempre volta e é uma coisa que funciona tanto no inverno quanto no verão”.

O visual além de elegante e moderno, a jaqueta de couro pode ser usada em climas mais amenos ou no friozinho, é sempre uma ótima opção.

Sugestão para acessórios: Para quebrar um look all black acrescente acessórios dourados ou em banho cobre envelhecido para arrematar com ainda mais requinte.

como usar vestido preto básico com jaqueta de couro
Vestido preto básico com jaqueta de couro – Pinterest

3 – Como usar vestido preto para um visual sexy ao mesmo refinado com sapatos ou sandálias na cor vermelha ou animal print:

A cor vermelha é sempre o centro das atenções é muito sensual e atraem muitos olhares. É perfeito para aqueles dias que falta criatividade e precisamos elevar a autoestima. Amiga, invista na combinação do vestido preto com acessórios seja no sapato ou bolsas na cor vermelha. É uma aposta moderna, sensual e muito elegante.

como usar vestido preto básico com sapato vermelho
Vestido preto básico com acessório vermelho- Pinterest

O mesmo acontece com animal print, são peças curingas para os dias que você arrasar sem pensar muito na produção. Apenas coloque e celebre! A composição do sapato animal print de onça ou sapato vermelho pedem brincos, anéis, pulseiras ou colares metalizados dourados ou acobreados. É puro luxo!

como usar vestido preto básico com sapato com estampa animal print
Vestido preto básico com sapato animal print- Pinterest

4 – Como usar vestido preto para o ambiente de trabalho, reuniões e jantares?

O vestido preto para ambiente de trabalho ou para reuniões e jantares vai depender do dress code ( código de vestimenta ) ou da função que você exerce da empresa. As mulheres que exercem a função de gerente, executivas, consultoras por exemplo aliar o vestido preto com blazer e casacos longos é perfeito pois passa uma imagem de sofisticação e seriedade que o cargo exige.

como usar vestido preto básico para o trabalho
Vestido preto básico com sobreposições Pinterest
como usar vestido preto básico para o trabalho
Vestido preto básico com sobreposições Pinterest

Para almoço, jantares ou até mesmo aquele passeio totalmente despretensioso e informal mas sem perder o estilo, sugiro uma composição com uma terceira peça, pode ser uma jaqueta jeans, colete ou incrementar um acessório como ponto de cor e os protagonistas foram a sandália coral e a pulseira colorida.

como usar vestido preto básico para ambientes informais
Vestido preto básico com sandália coral e acessórios coloridos

O ponto de atenção para esse look que usei é o bom senso para o comprimento do vestido. Se for usado para o trabalho e que tem dress code  formal não pega muito bem, lembre-se  qual a mensagem você deseja passar com o vestido preto? Por isso fiquem atentas no código de vestimenta e  também a cultura da empresa. Ao optar por vestido preto com comprimentos um pouco mais curto, use com meias e sobreposição como maxi cardigan.

5 – Como usar vestido preto longo?

O vestido longo é perfeito para festas, formaturas e casamentos. Abuse das fendas, decote. E o mesmo vestido preto longo pode ser usado de várias maneiras como:

como usar vestido preto longo
Vestido preto longo – Pinterest
  1. Usar sapatos ou sandálias como ponto de cor;
  2. Acessórios imponentes e com designer diferenciado, podem ser metalizados.
  3. (prateado, dourado, cobre envelhecido ou em ródio negro), com pedras, materiais e texturas diferentes;
  4. Echarpe ou lenços ( essas duas opções podem ser com ou sem brilho, vai do seu gosto pessoal );
  5. Cintos ( apenas tomem cuidado com o seu tipo físico, usar cinto dependendo do tipo do seu corpo não vai favorecer.) sugiro ler o Guia Tipo físco que tem aqui no blog.

 

 

Gostaram? Para quem se interessou pelo assunto  no post Qual a mensagem que a cor preta transmite na escolha do look , expliquei tudo que a cor azul representa e qual a mensagem que ela transmite. Curtam, comentem, compartilhem com as suas amigas!

Leiam também!

Saiba quais são as principais tendências para os calçados inverno 2019

Guia completo significado e mensagem das cores

Como combinar cores com o círculo cromático?

Guia de dicas de acessórios

Guia completo de estilo pessoal

Guia completo Tipos físicos

Guia de perfumes

Moda e Tendência

Guia de moda e tendências

Autoconhecimento e reflexões

Abraços  e até o próximo post,

😘😘😘😘😘,

Alessandra Cordeiro

Consultora de Estilo e Imagem Pessoal 
📩  contato@allecordeiro.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: